terça-feira, 20 de julho de 2010

Tração 4x4

Apesar de ser fã, nunca tive carro 4x4 e, então, decidi experimentar. Logo após a aquisição da viatura (Mitsubishi Pajero TR4 A/T) passei a me informar sobre todos os “segredos” destes veículos. Logo descobri que mesmo entre os “entendidos” há uma tremenda confusão sobre os diversos tipos de sistemas de tração 4x4 que são utilizados. Com muita pesquisa, e paciência, consegui compreender as características de cada um e, para facilitar a vida de quem queira se iniciar no uso destes veículos, vou tentar explicar, na forma mais didática possível, como se dividem segundo a nomenclatura técnica.

Tração Integral: diz respeito à integralidade de terrenos. Funciona em qualquer tipo de piso, não importando se muito ou pouco aderente. Pode ser permanente (full time) como, por exemplo, a Hylux SW4, entre outros; nunca se desconecta. Ou temporária (part time) é acionada segundo a vontade do motorista, como, por exemplo, a TR4, ou Pajero Full, ou Dakar (sistema Super Select da Mitsubishi), entre outros.

Tração Permanente: diz respeito ao tempo de uso, ou seja: está permanentemente ligada e não pode ser desacoplada nem pelo motorista nem por um sistema eletrônico ou mecânico. O veículo que dispõe de tração permanente sempre será um veículo com Tração Integral.

Tração sob Demanda Automática: é acoplada, por um sistema eletrônico ou mecânico, independentemente da vontade do motorista. O veículo que dispões de Tração sob Demanda Automática sempre será um veículo com Tração Integral. Exemplo: Outlander, Fusion, entre outros.

Tração sob Demanda Mecânica (não confundir com sistema mecânico de acoplamento da tração automática): não é integral. Somente pode ser acionada em terrenos de pouca aderência e distribui a tração 50/50 % entre os eixos. Não possui diferencial central. Exemplo: CJs, entre outros. O veículo que dispõe do sistema Tração sob Demanda Mecânica não possui tração integral.

Enfim, amigos leitores, o que posso dizer para finalizar é que os veículos 4x4 são espetaculares. A experiência que estou tendo é fantástica e, a partir dela, daqui para frente, só possuirei viaturas com este tipo de tração. Recomendo. Não há necessidade de se enfiar em trilhas pesadas para se apaixonar por este lazer/hobby. Basta sair do leito natural da estrada e subir alguns morros, atravessar alguns alagados, ou transpor algumas erosões e vocês entenderão do que estou falando.



Nenhum comentário: