domingo, 25 de julho de 2010

Grande Prêmio da Alemanha de F1

De novo? Sim, de novo! E, vai ser assim até que a FIA e os organizadores da F1 decidam em definitivo se proporcionam ao público um campeonato mundial de pilotos ou um campeonato mundial de equipes. Encarando o que de fato aconteceu no GP da Alemanha, vemos que a F1 moderna é, acima de tudo, uma disputa entre equipes, aliás, isso todo mundo sabe já há mais de duas décadas. Nada tenho contra, tudo tenho a favor, o “jogo de equipe” deveria ser permitido pelo regulamento (hoje é expressamente proibido). O que deixa o fã deste esporte decepcionado, e eu sou um, é FIA e organizadores acharem que sou um idiota. A Ferrari joga como um time, as outras equipes fazem o mesmo, apenas de forma menos atabalhoada e, às vezes, permitem que seus pilotos disputem posições. Na Ferrari isso é impensável, para o "Cavalinho Rampante", Fernando Alonso é quem tem mais chances de vencer o campeonato (tem razão), é melhor piloto que Felipe Massa (tem razão) e, acima de tudo, é “sócio” da escuderia, pois, o Banco Santander (espanhol) é o maior patrocinador dos italianos; só jogou a montanha de dinheiro na equipe, com o compromisso de priorizar o filho de sua terra.

Felipe Massa só terá alguma chance na Ferrari se de duas, pelo menos uma das alternativas que listo se lhe apresentarem:

1ª – Ser mais competitivo que seus companheiros de equipe. Isto não significa, necessariamente, ser mais rápido (já está provado que não é), mas sim, mais ousado, mais inteligente, mais “MACHO”. Alonso já revelou que não tem medo de cara feia e briga pelo seu espaço com todas as armas de forma leal, ou não. Não se pode esquecer sua passagem pela McLaren. Particularmente, não gosto de pessoas com este tipo de caráter. São seres que cultuam o seu ego em detrimento de celebrar a vida.

2ª – Ter um patrocinador brasileiro que se disponha a jogar um caminhão de dinheiro na Ferrari. Nunca se pode esquecer que a Fórmula 1 é, também, um negócio. Ou, será que o verdadeiro não seria o inverso?

Em síntese, o “Massinha”, como carinhosamente é chamado, é o segundo piloto e o “Don Alonso das Astúrias” é o novo “Rei da Itália”. Alguém duvida?

8 comentários:

Anônimo disse...

Ao ler o seu Blog e concordo com o conteudo, a unica forma do Massa ser campeao com Massa na Ferrari ee fora da Ferrari. Ele deveria pensar nisso. Talvez a provavel vaga do Schumacher. Mas a Ferrari nao ee mais lugar pro Massa.

Anônimo disse...

o maior erro do felipe massa foi ter voltado a correr depois que sofreu o acidente com uma mola do carro do rubinho< que se soltou e bateu em sua cabeça.
ele devia ter parado de correr F1, assim livraria o brasil dessa vergonha que passamos hj...
como diria o Boris Casoi>> isso é uma vergonha..

Unknown disse...

Caros, A F1 desde que a conheço, sempre foi um brinquedo de equipes milionárias. O ancontecimento deste final de semana (25/07/2010)na Alemanha mostrou mais uma vez e bem claramente o que já era previsível "manda quem pode e obedece quem tem juízo". Houve tempos em que os cronômetros marcavam o tempo em segundos, hoje em dia marcam em milésimos de segundo haja visto nos tempos de sábado na classificação. A diferença é que hoje existem informações da telemetria, publicadas na sequencia pela FOM, onde ficou clara a aliviada no acelerador na saída da curva. O restante foi tentativa de autoconvencimento na equipe. Vale lembrar que ainda restam 200 pontos em jogo até o final do campeonato, portanto era desnecessário tal atitude.
Abraço a todos Gerhard.

Anônimo disse...

Mto bom seu comentário.
Mas há de se distinguir claramente que há 2 campeonatos em jogo: o de Construtores e o de Pilotos.
Para as equipes, interessa tão somente o de Construtores (vide a postura da Williams, que prioriza 100% este, em detrimento do Campeonato de Pilotos! Pesquise a história da F1 e vc verá a que enorme grau isso se dá na Williams.
E para este campeonato deveria continuar a ser admissível (como já o foi) jogo de equipe, pois não prioriza um piloto, mas a Equipe.
Tb admissível poderia ser algo tal como o próprio Massa já fez, e ninguém o criticou: última corrida, na qual, se ele cede seu posto ao companheiro, este ganha o título de pilotos.
Mas favorecer descaradamente a um piloto, qdo AMBOS ainda têm chances matemáticas de ganhar o campeonato...isto é colocar a equipe a serviço do piloto favorecido. Francamente, isto é vergonhoso sob todos os aspectos, inclusive qto ao desprezo implícito aos demais pilotos que competem com seus companheiros de equipe e com os outros pilotos do grid!
Massa, portanto, ao submeter-se ao "jogo de equipe" (leia-se "jogo de Alonso") prejudicou frontalmente a Vetel, Hamilton, Weber, Button, Rosberg, Kubica e mesmo aos demais que têm chances irrisórias de almejarem o título deste ano--ainda há 200 pontosw em jogo!
Isto chama-se DESRESPEITO AO PRÓXIMO E AO ESPORTE!
Massa trabalha p/a equipe no que tange ao Campeonato de Construtores! NÃO no que tange ao Campeonato de Pilotos do Alonso. Neste campeonato, é cada piloto por si--exceto em situação FINAL de campeonato, quando um companheiro de equipe tem possibilidade de auxiliar ao outro.
É importante distinguir o feijão do arroz, ainda que ambos sejam comidos juntos.
Mas a ganância astuta do Sr.Cholonso (que em cada equipe que passa cria embrulhos vergonhosos embora ele, "inocente", jamais "saiba de nada", e com isso creio que se sente acima do bem e do mal, e com direito a desprezar o próximo) induz à cegueira na hora de distinguir o feijão do arroz. E assim, com a injeção de patrocinio e seu ar de superior, levou Alonso a Ferrari de volta aos vícios da era Schumacher.
E assim tb, levou Alonso o Massa à condição declarada de 2o piloto da equipe, e de subalterno aos caprichos dele, Alonso. Lamentável.
Não vejo o Massa se recuperar desta, a menos que vá rapidinho p/a Renault, onde ainda há uma vaga--ou (extremamente improvável) troque de carro com o Mark Weber (que, a despeito de amigo do Alonso, duvido se submeteria à mesma fraqueza).
Enfim, Massa, sem conseguir distinguir o feijão do arroz, alega profissionalismo para justificar sua conduta subserviente e ainda ousa afirmar que 2o piloto ele não é e jamais será... Palavras são sempre mto facilmente ditas. Basta abrir a boca. E a possibilidade de auto-engano está sempre à disposição de quem o possa desejar.
Coitado do Massa! Graças a Deus ele não teve sua visão afetada há um ano atrás, com o impacto daquela mola que o atingiu. Mas lamentavelmente foi agora acometido de uma cegueira bem mais grave: o pior cego é aquele que não quer ver. Pois via de regra é cego ou por pura e teimosa ignorância, ou levado pelo medo de ver uma realidade indesejável, assim se apegando a toda sorte de racionalizações para evitar vê-la, e ainda buscando iludir aqueles à sua volta, com o intuito de enganar a si próprio (caso do Massa).
Ainda que eu tenha perdido o respeito pelo desportista Massa, morro de pena do Ser Humano Massa, que se encontra em meio a um imenso conflito entre o seu brio pessoal, e a sua equivocada idéia de "profissionalismo" (quem sabe intensificada pelos Euros com que engorda sua conta bancária em Mônaco...)!
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Segue abaixo . . .

Anônimo disse...

continuando . . .
Se o Massa fosse de fato tão profissional como alega, ele teria sido ultra discreto qto a este triste episódio, e não deixá-lo-ia vazar ao conhecimento público. Roupa suja se lava em casa. E mais discreto ainda, se ele recentemente assinou uma renovação de contrato que o força a tais atitudes anti-desportistas em benefício, não do TIME, mas de um arrogante companheiro de equipe que, independente de talento, já demonstrou (na McLaren) que leva uma equipe ao inferno se ela não trabalha exclusivamente para ele..
Foi opção de Massa mostrar ao mundo que ele se submeteu ao seu papel atual, mto evidente na forma como se deixou ultrapassar--o recado do Massa, aliás, foi claro: "submeto-me sob protesto".
Fittipaldi, Pace, Piquet (pai), ou Senna agiriam assim? Jamais! Já Barrichelo foi pego de surpresa, ao chegar na equipe, buscou lutar contra, sofreu horrores, e ao estar convencido da impossibilidade de ser tratado honradamente, finalmente caiu fora. Mas Massa é cria da Ferrari! E como tal, é bem mais escandaloso deixar-se vergar por um piloto que mal chegou à equipe e vem cometendo erros inadmissíveis para um campeão e para a posição que impõe à equipe gozar, mas que sabe, em sua astuta arrogância, cegar a equipe qto aos mesmos!
Com o feijão e o arroz mto misturados neste pseudo-profissionalismo e pseudo-benefício à equipe (onde o único beneficiado com a ultrapassagem na Alemanha foi ALONSO, não a Ferrari--a ordem dos fatores não alteraria o produto para o TIME!), lamentável como possa ser, e é, não passou pela cabeça de Massa o estrago que ele causaria nos corações dos brasileiros que sempre torceram por ele, 85% dos quais--a julgar pelas estatísticas que andei vendo por aí--estão altamente decepcionados. E com razão.
Uma pena. Reputação, constrói-se pouco a pouco; mas pode-se destruí-la num relance. E um possível remendo jamais a restitui totalmente.
Tristemente percebi o desfecho de domingo se armando desde o GP da Inglaterra. Nas declarações dos pilotos, o Sr. Choronso-tudo-prá-mim sempre aludia à retomada do caminho da vitória, ao passo que o escudeiro Massa (triste papel ao qual se permitiu reduzir) tão somente se referia a ajudar à EQUIPE se recuperar. Não houve uma única declaração de Massa que incluísse "quero voltar a vencer"!
Surpreendi-me ao ver a brilhante e ousada ultrapassagem de Massa logo ao início do GP da Alemanha. E alegrei-me por ele. Mas...fogo de palha...o resto não precisa ser dito.
Pena que a atual situação interna na Ferrari, promovida por este Sr. das Astúcias (Astúrias) que denegre o próprio inegável talento ao mesclá-lo com uma inescrupulosa anti-esportividade de arrepiar (vide os escândalos e confusões nos quais já se envolveu), tenha cegado Massa ao fato de que ele é também um homem público que, queira ou não, representa o seu país, e que por isso mesmo deve respeito ao público brasileiro--para não dizer tb à bandeira brasileira. Sob o feitiço do espanhol na Ferrari, e sob o peso dos seus próprios conflitos internos atuais, o mundo do Massa reduziu-se por ora a, e se fechou dentro de Maranello. O brasileiro, ídolo nacional, deixou-se reduzir a mais um ferrarista a serviço dos caprichos do Sr. agora todo poderoso Alonso.
Não é nobre o Massa--o que poderá argumentar uma minoria--ao se prestar tão bem a um alegado "jogo de equipe." Pois se Massa de fato pensasse na EQUIPE, teria permitido a manobra de se deixar ultrapassar, apenas várias voltas após o comunicado via rádio, para poder fazê-lo de forma tão discreta que pareceria uma real ultrapassagem. Mas Massa o fez sob protesto e optou por deixar isto bem claro a todos! Isto não é ser bom membro de uma EQUIPE. Definitivamente não é abraçar a causa, tal como Massa busca declarar que o faz! Massa cegamente se rende aos caprichos impostos pelo espanhol em Maranello, tudo mera e convenientemente camuflado sob o nobre rótulo de "jogo de equipe."
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Segue abaixo . . .

Anônimo disse...

continuando . . .
Repito: para os interesses da FERRARI apenas, a ordem dos fatores (pilotos) não alteraria o resultado.
Um simples 1-2 bastava. Em vez de um real e enobrecedor jogo de equipe, em realidade, Massa quixotescamente se rendeu ao papel de um fiel escudeiro Sancho Pança e agora se presta ao "jogo de Alonso" (e não de equipe!)--queira ou não admitir.
Uma pena. Pois nas relações humanas, na área em que for, o que fica estabelecido de início é o que em geral as rege. É muito, muito difícil investir em um novo trilho através do qual flua o relacionamento que seja. Em outras palavras: já não se deve esperar mto do futuro de Massa, enquanto ferrarista e companheiro de Alonso, ao menos. Limites e respeito, a gente impõe de início: "Ajudo sim, ao campeonato do Alonso, e com a maior boa vontade; mas a partir do momento em que as minhas chances matemáticas se zerem. Até lá, como contratado da Ferrari, e por amor à Ferrari, luto pelo campeonato de construtores, enqto ainda busco reerguer o meu. Ainda há 200 pontos a disputar."
Teria cabido a Massa abrir os olhos da própria equipe à realidade dos dois campeonatos mto distintos, que Alonso, astutamente, e à moda Schumacher, faz a equipe colocar no mesmo saco--e agora estão todos cegos. E perdidos no emaranhado do astuto e ambicioso espanhol. É tarde demais--e seria altamente conflituoso--buscar fazer uma distinção agora.
E enquanto o Massa se ilude de que cumpre bem o seu papel de membro da equipe, o Sr. das Astúcias não está nem aí para os interesses da Ferrari!... Mas já estão todos cegos, a admirar a linda roupa do rei nu. E não percebem que, no GP da Inglaterra, por exemplo, Massa teria trazido mtos pontos para a FERRARI (e para o seu próprio campeonato de pilotos!), não fosse o nenhum interesse pela equipe demonstrado por Alonso, ao abalroar-lhe o carro por duas vezes seguidas, para não deixar Massa concluir uma ultrapassagem já consumada, o que culminou com um pneu furado para Massa. Este é apenas um entre os vários exemplos que já se acumulam nesta temporada, qto ao NENHUM respeito do Sr. Alonso pelos REAIS interesses da Ferrari, além do desprezo com que trata Massa.
Mas o modo de ser do Alonso induz a todos acharem que o rei está vestido. Aliás, os cria de Briatore são todos assim: Schumacher, Alonso, Weber. Sabem enfeitiçar e cegar, de acordo com seus interesses. Como também são os maiores EGOístas do padock. É fácil perceber. Basta comparar com qq outro piloto da F1 atual. Pegue, por ex., Lewis Hamilton, já que falamos de estrelas e talentos a nível Schumacher e Alonso. O contraste é gritante.
Quanto ao episódio do pneu que Alonso lhe furou, Massa prontamente protestou junto à IMPRENSA. Quando Felipe Mota lhe indagou (duas semanas após) se tinha falado com Alonso a respeito, tal como havia anunciado o faria, o desconforto de Massa ao responder evidencia que o piloto brasileiro mente! E logo desconversa... Ouça no Blog "Dentro e Fora das Pistas" no UOL e conclua por si próprio. Ou seja: provavelmente Massa já não teve mais moral dentro da equipe, e mto menos junto a Alonso, para uma justa observação e para obter a promessa de que tal não se daria de uma outra feita. (Surpreendentemente, o chefe de equipe da Ferrari não deu a mínima bola para o episódio que custou vários PONTOS ao Campeonato de Construtores da Ferrari, ao ser consultado pela imprensa a respeito!!! Alonso já os enfeitiçou a todos, na Ferrari. Já não sabem distinguir o feijão do arroz... Se a EQUIPE perde pontos pq Alonso os causa a serem perdidos, já não vêem o que poderia ter sido evitado! Isto é sério. Mas uma simples ovelha negra pode por todo um rebanho a perder... Uma enorme látima que Massa se tenha deixado envolver e cegar--especialmente pq das consequências do que fazemos, ninguém foge, ante a VIDA!)
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Concluo abaixo . . .

Anônimo disse...

concluindo . . .
Prá finalizar, como fica a imagem do "garoto propaganda" Felipe Massa, agora que uma percentagem tão alta de brasileiros está altamente decepcionada (alguns inclusive irados) com o Massa?...
O estrago foi realmente mto gde! E vai ser duro de consertar...se é que isto será possível um dia. O poder de motivação de Massa ao público, para servir-se de um determinado produto PORQUE ele, Massa, o recomenda, deve ter desabado, a partir deste GP da Alemanha...
Qto ao lado esportivo, em si, deve tudo terminar em pizza...pois Jean Todt, atual presidente da FIA, é um ex-ferrarista que deu ordem semelhante ao Barrichello--em benefício de Schumacher, e igualmente a meio caminho de um campeonato, quando ainda não havia real motivo para isso, a não ser a ambição desenfreiada e cega do beneficiado.
Bem, os comissários de pista consideraram a Ferrari culpada de infringir dois regulamentos da F1, multaram-na (o que mal constitui punição para a Ferrari), e encaminharam o caso ao Conselho da FIA.
Embora seja altamente improvável que Jean Todt tenha peito para punir a Ferrari pela manipulação do resultado da corrida (a despeito do recente caso Briatore-Alonso-Piquet Jr.), a Ferrari (que ironicamente, e mais uma vez dominada por Alonso, chegou a acusar a FIA de manipular o resultado do GP da Espanha!) merece suspensão, sim, por uma ou mais corridas; e Alonso e Massa merecem perder os pontos obtidos na Alemanha, por manipularem (descaradamente, ante a forma de Massa contribuir para tal manipulação!) o resultado de uma corrida de F1. Se o exemplo não for bem dado desta vez, fica aberta a porta para mais problemas futuros. E, aliás, a salvação da Ferrari, como um todo, quem sabe não pode ocorrer a partir de uma pena muito dura?...
Os reais desportistas, que correram decentemente, merecem herdar os pontos de Alonso e Massa. Seria "apenas" justo, em nome do ESPORTE! Mas (pena!) provavelmente assim não se dará... Aguardemos o desenrolar dos fatos.
Abraços.

Annibal Bassan Jr disse...

Gerhard e Anônimo, agradeço a visita.