segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Tupolev - Tu-144

Tupolev TU-144 " O Konkordsk "





No início dos anos 60 a Tupolev começou a desenvolver um avião supersônico que foi primeiramente apresentado ao público no Salão Aeroespacial de Le Bourget em 1965. Testes aerodinâmicos foram feitos com um MiG-21 modificado, chamado de A-144 e o novo avião viria a ser conhecido com Tu-144, nome OTAN Charger.

O primeiro protótipo (CCCP-68001) voaria então em dezembro de 1968. Porém o primeiro exemplar de pré-série (CCCP-77101 )acabou saindo com uma configuração um pouco diferente do protótipo. Durante o programa de testes, o avião atingiu Mach 1 em junho de 1969 (3 meses antes do concorrente francês), e superou, como primeiro avião comercial do mundo, a marca de Mach 2, em maio de 1970.

A primeiras unidade de série voariam em abril de 1973 e apenas dois meses o segundo avião (CCCP-77102)sofreria um grave acidente em Le Burget, causando a perda completa da aeronave. Os testes em rota começaram a ser feitos pela Aeroflot em dezembro de 1975, na rota Moscou-Alma Ata (Uzbequistão) e em novembro de 1977 começaram os vôos regulares entre as duas cidades, serviço que só foi interrompido em junho de 1978 após mais um incidente com o avião. Sua capacidade máxima autorizada era de 167(!) passageiros e, ao contrario do seu correspondente, permitia 6 assentos por fileira, com um corredor central. Externamente o Charger é muito parecido com o Concorde, usando 4 turbofans Kuznetsov Nk-144 (20000kg de empuxo cada).

O avião era filho da Guerra Fria e, segundo alguns, da espionagem soviética.

Pela rapidez com que o projeto foi tocado, suspeita-se que o Kremlin usou de espionagem industrial. De todo modo, a máquina de propaganda soviética logo exacerbou as virtudes do avião: voava um pouco mais rápido que o Concorde (Mach 2,35 contra Mach 2,05) e era maior

Em 1973, chegou a hora da estréia aos olhos do mundo. O Konkordski foi apresentado no Show Aéreo de Paris, uma das mais tradicionais feiras do mundo. E, para espanto de todos, espatifou-se matando 13 pessoas.



Curiosidade: o nome "konkordisk" era um apelido " carinhoso " do Tupolev ,ja que diziam os criticos que ele era apenas uma versao Russa do Concorde ,

Curiosidade 2 : ambos avioes, tanto o Concorde da aerospatiale ,qto o Tu-144 da Tupolev ,tiveram seu fim traçado em Paris, os dois sofreram acidentes fatais la .. é o destino , ambos hoje dividem o mesmo museu

Curiosidade 3 : na lingua francesa ,eh errado dizer " eu vou viajar no aviao concorde " ou " eu vi um aviao concorde da Air France " , o correto é " eu fui de concorde " ou " eu vi um concorde " ,de acordo com o seu criador " Concorde é concorde , aviao é aviao "

Fonte:http://www.jessekupfer.fotoflog.com.br/foto6384668.html

Um comentário:

Gustavo Jansson disse...

Bassan, quanto tempo, acho que mais de 20 anos. Sou o Gustavo, seu colega da gloriosa FAB. Também estou aposentado, estou iniciando o terceiro ano de direito. Já tenho um filho advogado e o outro está no último ano de direito. Continuo morando em Itararé e de vez em quando dou uns pulos aí em Curitiba. Anote meu mail: jansson.br@gmail.com
Um abraço e até breve.

Gustavo Jansson