domingo, 1 de agosto de 2010

GP da Hungria – Barrichello x Schumacher – Jogo de Equipe

O GP da Hungria mostrou que Felipe “Mepassa” assumiu definitivamente a condição de segundo piloto da Ferrari. Como, aliás, era esperado, haja vista Alonso ser muito melhor piloto e mandar na escuderia via dinheiro do Banco Santander.

A FIA estuda, a partir da próxima temporada, admitir o “jogo de equipe” desde que o companheiro não tenha condições matemáticas de alcançar o título. Com esta medida, se adotada, os dirigentes da FIA, em especial o seu presidente “João Nescal”, vão continuar demonstrado toda sua incompetência em dirigir o automobilismo mundial. O “jogo de equipe”, antes de chegar à condição pensada pelos cartolas, vai continuar existindo clandestinamente da mesma forma que acontece desde o episódio Barrichello x Schumacher em 2002; antes desse evento, era permitido, ou, numa melhor abordagem, não era proibido. Sou favorável que a escuderia decida com liberdade, juntamente com seus pilotos, como deve disputar o campeonato. Se com primeiro e segundo pilotos ou se com pilotos em igualdade de condições. Isso deve ser estabelecido de forma expressa no contrato e tornado público para que todos saibam como aquele time vai competir.

Observei, no parágrafo anterior, que antes daquela nefasta ordem da Ferrari para que Barrichello permitisse a passagem de Schumacher, o “jogo de equipe” não era proibido. Os contratos estabeleciam o cumprimento de ordens desde que não violassem o regulamento do campeonato. Até então, o regulamento silenciava sobre a possibilidade da equipe interferir no posicionamento de seus pilotos na pista. Faço menção a isso porque neste evento envolvendo o ”Mepassa”, a esmagadora maioria dos torcedores trataram de forma igual episódios que, na verdade e na essência, são muito diferentes. Barrichello estava obrigado a atender a ordem da equipe sob pena de quebra de contrato. Se não cumprisse iria para “rua” por “justa causa”. Ao contrário, o Felipe “Mepassa” estava obrigado a NÃO cumprir a ordem da equipe sob pena de violar a regulamento da competição. Se não cumprisse não poderia ser demitido.

O GP da Hungria de hoje valeu pela espetacular ultrapassagem de Barrichello sobre o “Dick Vigarista”. Diga-se, de passagem, que vigarice já não é mais apenas a sua única prática, agora, ele tenta se especializar em homicídio. Aquilo que vimos foi pura tentativa de homicídio. Se não acaba o muro, adeus Barrichello.

Nenhum comentário: