segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Motor Reimspiess

Esta história vem de longe... muito longe no tempo. E, merece, ao menos, uma breve referência.


"À CEZAR O QUE É DE CEZAR"



Pensando bem, talvez não seja correto chamar de "Motor Volkswagen", este motor do tipo boxer refrigerado a ar que equipava automóveis da montadora Volkswagen, ou mesmo (com projetos mais avançados) os super-esportivos da Porsche.

Para se fazer justiça histórica, acho que devemos chamá-lo de:

MOTOR REIMSPIESS,

em homenagem a FRANZ XAVER REIMSPIESS, jovem engenheiro austríaco, verdadeiro projetista deste marco da engenharia de motores, que apresentou seu motor a Ferdinand Porsche e este, com sua genialidade enxergou a maravilha que lhe estava diante dos olhos e o incorporou ao "Carro do Povo". Franz também foi o responsável pelo desenvolvimento de outras partes do “sedan do povo”, notadamente na suspensão.



O Professor Porsche havia rabiscado como motor para seu carro um propulsor do tipo radial inspirado nos motores de avião daquela época (década de 1930). Abandonou a idéia e chegou a produzir um protótipo de motor de cilindros verticais com pistões que funcionavam aos pares. Tinha, este último, como inconveniente, possuir vibrações muito elevadas e deficiência na refrigeração. Um motor de dois cilindros contra-postos (boxer) também foi objeto de estudos e não avançou. Quando as coisas pareciam não caminhar, Reimspiess, engenheiro de sua equipe, apresenta sua idéia.



Escrevo sobre Franz Xaver Reimspiess porque o brilho do gênio de Porsche o ofuscou. Isto não me parece justo.



Sem a solução dada pelo engenheiro austríaco ao propulsor (tanto Porsche quanto Reimspiess eram austríacos), talvez o “carro do povo” não existisse. Era, na verdade, o motor o grande nó do projeto de Ferdinad. Dependia da solução deste (principal) item o atendimento às exigências “técnicas” de Hitler (outro austríaco). Entre elas: preço, consumo, velocidade, etc. A demora no deslindar da questão, talvez, e muito provavelmente, não permitisse a finalização de praticamente todo o projeto antes do início da guerra. Com a conseqüente derrota alemã ele não teria andamento. O Porsche, modelo “carro do povo”, só passou para a história porque terminada a guerra ele estava ali: prontinho para ser produzido.



Faço referências a Reimspiess, e ao próprio Porsche, porque entendo que o hoje conhecido como Fusca não é um produto da Companhia Volkswagen. Ele existia antes da Empresa, sendo, na verdade, a razão de sua fundação. O “Besouro” é o mais genuíno de todos os Porsches. O classifico como o modelo sedan da Porsche.



O que estou fazendo é nada mais do que olhar uma história conhecida sob um ponto de vista diferente. Procuro desta forma valorizar o intelecto humano.



A Volkswagen que me desculpe mas o Fusca é um PORSCHE impulsionado pelo MOTOR REIMSPIESS. E não ficamos somente nisto. A autoria do emblema da Volkswagen também é de Reimspiess.



O primeiro produto da Montadora Volkswagen foi a Kombi. Em 1947 numa reunião da qual participavam Ingleses que detinham a administração da fábrica onde o carro Volkswagen foi produzido, um empresário holandês, Ben Pol era seu nome, teve a idéia de construir um monovolume que utilizasse o “motor ar”. Ben Pol, ou um oficial do Exército Inglês que participava da reunião, há divergência sobre o autor, teria rabiscado num papel a forma que viria ser adotada na Kombi, ou Type 2 como foi inicialmente designada a identificação do veículo. Posteriormente o carro recebeu o nome de “kombinationfahrzeug”, traduzindo: veículo de uso combinado. Os Ingleses não se interessaram pela produção do utilitário. Quando as tropas britânicas deixaram a fábrica, em 1950, teve início a produção da KOMBI.

2 comentários:

Familia Silva disse...

Do fundo do baú ! Interessante conhecermos a hitória.

Abraços, Altair.

Oba-Oba MusicNews disse...

Obrigado por deixar registrada essa história... A césar o que é de César!